dezembro 11, 2003

amar...

Ninguém ama um cobarde e isto só significa que enquanto se ama não se consegue ver no outro a cobardia.


Gonçalo M. Tavares, in Um Homem: Klaus Klump

Publicado por dolphin.s em dezembro 11, 2003 06:38 PM
Comentários

Não sei se não há quem ame cobardes. E com toda a consciência. Sem o amor ser cego.
Por outro lado: o que é ser cobarde?
Em que circunstâncias?
Serão um conjunto de características, atitudes ou comportamentos realmente cobardia?
Se sim, porquê?
Se não, porquê?
E no meio de tudo isto o Amor.
Que lugar para o Amor?
Que lugar para o reconhecimento e convívio com a cobardia?
Que lugar para o "Eu" e para o "Tu" que se amam?
Que lugar para o "Nós" que resulta da sua junção?
Amar...cobardia...pessoas...
Desculpabilizações.
Aceitações.
Superações.
Adaptações.
Enfastiamento.
Afastamento.
Reforço do Amor.

Há muito para harmonizar o/no espaço. O espaço onde o Amor se desenvolve.
O espaço onde os sentimentos se tocam.
O espaço onde há lugar para muita, muita coisa...

Sandra

Dito por: Sandra no dia 11 de dezembro 2003, às 20h56

no amor a cobardia não se vê. as questões, a surgirem, só aparecem depois.

a racionalização da coisa não é amor... é a vontade de amar, se calhar.

cliché: a pergunta ou afirmação no final de cada relação: "nunca amaste ninguém", "nunca amei ninguém", "só te amas a ti mesmo"... bla bla bla

claro que lendo o livro se perceberá que não se fala aqui de cobardia (apenas) no amor...

Dito por: jm no dia 11 de dezembro 2003, às 21h35

Quando se ama algo, tendo ou não a noção dos defeitos ou virtudes desse algo, não se dá importancia a defeitos e as virtudes são engrandecidas.
Como já se disse, a racionalização de quem ama para o objecto amado é uma falsa racionalização, pois uma racionalização subjectiva é desprovida de sentido.

Dito por: pseudopersonagem no dia 11 de dezembro 2003, às 22h02

Neste caso..."Quando se ama alguém..."

Sandra :p

Dito por: Sandra no dia 11 de dezembro 2003, às 22h21

não se amam só alguéns, tb se amam algos... indefinidos.... ;)

Dito por: dolphin.s no dia 11 de dezembro 2003, às 22h27

eu amo o meu cão... :o}

Dito por: pseudopersonagem no dia 11 de dezembro 2003, às 22h30

e eu a minha cadela :D :P ehehehehe

Dito por: dolphin.s no dia 11 de dezembro 2003, às 22h34

e a minha cadela decididamenta ama o coelho de peluche completamente esfarrapado e zarolho que arrasta para todo o lado 8) :DDD

Dito por: dolphin.s no dia 11 de dezembro 2003, às 22h36

e gaijinha e o seu coelho tipo lenore...

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 22h56

quem feio ama... bonito lhe parece.

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 22h56

eu amo
tu amas
ele ama
nós amamos
vós amais
eles amam


eu às x odeio
tu ele nós vós e eles... não sei.

se eu sou amada
se tu és amada
se tu és amado
se nós amamos.

amamos.

eu

eu gosto.

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 22h59

jm, my man,

era mm ctg que eu queria falar...
pois pois, não te escapas,
tb imaginei um look para ti,
autonomeei-me tb tua conselheira de imagem

...aqui vai alho!

.
.... . ....... .. ...

pois, fatinho à pportas

sobretudo boss

~cabelinho puxado para trás com brilhantina

mas o mais mais...

meinha de seda azul escura até ao joelho e... a peça principal...

sapatinho de berloques a dar a dar.

guestastch?


(ou vais-me expulsar do silêncio?)


ah! já me ia esquecer... pastinha de pele baça mont blanc e o perfume, para avacalhar, sim, pq até agora tava a falar a sério, o perfume... 'tabu'

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 23h04

É evidente que o acto de amar é lato. Eu estava-me a reportar ao excerto.

Sandra :)

Dito por: Sandra no dia 11 de dezembro 2003, às 23h19

maggie,

tens que estudar o look do burroughs.

Dito por: jm no dia 11 de dezembro 2003, às 23h26

'causa de quê?!

dizes 'estudar'... criar?
ou 'estudar'...pesquisar?

guestastch dos sapatos?

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 23h28

gosto sobretudo do portas de feiras :p
os sapatos devem ser bons para... para pisar pupu de chien

.: pesquisar

Dito por: jm no dia 11 de dezembro 2003, às 23h30

é pá jm, só me dás trabalho,

prontch lá vou eu pesquisar,
será que pelo 'santo google' chego lá? onde me queres mandar?

pera lááá´!

não tem nada com 'nongrata'?!
ou é o meu cansaço a baralhar a esta hora?

ontch e hoje não tive tempo mas o papelinho andáqui, depois tenho uma para ti, básica mm, mas eu gosto...

(o pupu de chien... de certeza que não será daquele ao qual 'pertences', eu sei que é mto civilizado, eu vi a apanhar com o papelinho)

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 23h36

não, não tem a ver com a "non grata" ;)

o google é bom.. vê as fotos do sr..

Dito por: jm no dia 11 de dezembro 2003, às 23h38

já lá vou...

um jinho pa ti...

e um xi tb.

ficava mm feliz se conseguisse aquela cena 'non grata', nunca consegui nenhum na vida... para que confirmes o meu Q.E. negativo =(

outro jinho
outro xi.

Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 23h43

só queria dizer, a propóstito do que se ama daquilo que se é... blá blá

este tavares diz umas acertadas
e não me apetece aprofundar.
o que significa... acertado não é = a estar certo... e não me apetec aprofundar... sou assim, no vidro, tenho dificuldade de falar estas cenas.


Dito por: margarete no dia 11 de dezembro 2003, às 23h52

A Coragem não é um valor absoluto.
O Amor não é um sentimento simples.
Pode amar-se apesar de...

Francisco Nunes

Dito por: Planície Heróica no dia 12 de dezembro 2003, às 01h33

Não se estará a confundir amor com paixão cega?...o amor implica consciencia,bebe na paixão irmana a amizade e consequentemente impede a cobardia...

Morfeu

Dito por: morfeu no dia 12 de dezembro 2003, às 09h10

não morfeu,

pelo menos, eu não fiz essa confusão

o amor nem sp implica consciencia... brincas com ela, precismante pq amas, precisas de o fazer, às x, embora eu não goste desses processos e tento não fazer tantos jogos com a consciencia das características

se o amor impede a cobradia... és capaz de ter razão

qto à paixão é mm cega, não lhe interessa nada mais que o momento

fixe mm é apaixonares-te por quem amas, já não há essas cenas, saber ou não saber cobardias.

...ops! acho que hoje estou imperceptível...


vonzia!

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 09h49


Quanto a mim, é tão fácil amar um(a) cobarde como um bandido ou um homem sem qualquer tipo de qualidades aparentes.

As caracteristicas são algo que podem "apurar" o amor que se sente por alguém, mas não são a essência desse amor. Se o forem, esse amor facilmente se desmorona, pois não há corajoso que não seja cobarde em alguns momentos, nem honesto que não tenha momentos de fraqueza.

É um pouco como a amizade... os cobardes não têm amigos ? Eu digo-vos, eu sou um cobarde, em muitos aspectos, corajoso nalguns, mas cobarde em muita coisa. Qual é o problema ? Desde que não sejamos cobardes com quem amamos, não vejo problema.

Dito por: Paulo Silva no dia 12 de dezembro 2003, às 09h50

Claro que aquilo que disse não invalida que concorde com o texto que deu origem a esta longa tertúlia :)

Dito por: Paulo Silva no dia 12 de dezembro 2003, às 09h53

é, tens razão, partilhava aqui uma coisa, mas aqui 'o livro aberto' tá um cadito emperrado hoje.

olha sr.citador, não sei se sabes da minha vocação descoberta ontch,... conselheira de imagem...

pois é!

tenho dificuldade em criar imagem para quem não conheço carne, mas a imagem do'citador' levou-me á simples conclusão que para ti...

...uma gabardine preta com chapéu de côco, mãos nos bolsos, recortes de jornais e livros asair por debaixo da gabardine.
perfume... old spice.

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 10h01

eu tb quero fashion counseling, maggie

estou curioso acerca da tua perspectiva... :)

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 10h06

qto ao tema


o amor é absolutamente condescendente com a cobardia, o que não significa cego.

só não admite é que o ser amado seja cobarde no amor

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 10h08

detesto

ODEIO

sentimentos como a condescendência e o paternalismo

impedem a evolução pessoal

e é o k mais se vê em busca

fico mm brava se vejo alguém suficentemente arrogante de se achar no 'dever' de ser condescendente comigo

e não o sou com ninguém

os meus clientes, por exemplo, já sabem que essa não cola comigo

e não confundo carinho com isso

é possível o carinho e a ternura, pois claro1, nem tem nada com nada, não é preciso pitadas de condescend~encia


ops! excedi-me? é que vi ali o palavrão escrito...

.. . ....... .. . ....

kay,
pensei
pensei
(às x aventuro-me a pensar...)

e nã cheguei a lado nenhum...

lembro-me de me teres dito seres 'quase ruivo', do elephant e dos piolhos, daí... fico bloqueada, nã consigo mm

sorry.


pá, inda tou bloqueada nos sapatinhos com berloques, acho que a ti tb não ficariam mal, as meias aos losangos...
...é pá! tá aí a vir a inspiração...
...AH! já sei!
pullover 'paul & shark', calcinha de veludo inglês, a camisinha de risca com colarinho branco e monograma 'EK' (elephant Kay)...
...'tá benzinho assim?

o perfume, 'dakar noir'



Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 10h37

eu vejo na palavra condescendência mais que um significado real, dependente das situações... o que tu referiste é de facto horrivel e muito presente... há sempre alguém que pretende ser condescendente comnosco... todos os dias aparece um

de maneira que reformulo: em vez de condescendente, leia-se compassivo


quanto look proposto, nunca ouvi me imaginei tão horrível - obrigado por me ajudares a expandir os meus horizontes :)

eu é mais:

calça de ganga bootcut mt rafada e com remendos nas virilhas e com os bolsos puxados para baixo a remendar os buracos no traseiro

sapatilha 70's de aspecto bastante usado

t-shirt tamanho s ou xs, motivos interventivos, ou de bandas...

pull-over de lã verde, feito à mão, muito puído

casaco semi militar - semi técnico

pulseirinha de cabedal com picos

meia preta+cueca preta

perfume crhome d'azzaro, contradiction ck ou kenzo

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 10h48

sou uma pura e fútil fashion-victim :)

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 10h58

"olha sr.citador, não sei se sabes da minha vocação descoberta ontch,... conselheira de imagem...
pois é!
tenho dificuldade em criar imagem para quem não conheço carne, mas a imagem do'citador' levou-me á simples conclusão que para ti...
...uma gabardine preta com chapéu de côco, mãos nos bolsos, recortes de jornais e livros asair por debaixo da gabardine.
perfume... old spice."

sim, já tinha reparado que és conselheira de imagem... mas, quanto a mim, precisarias de me conhecer primeiro, ao vivo.

ainda assim não desgosto dessa imagem que me colocas... não gosto é do chapeu de coco... e já usei old spice, em tempos eh eh eh

é engraçado é quando nos encontramos ao vivo, internautas que trocam impressões durante meses e meses... não sei porquê, mas as pessoas, ao vivo, são sempre completamente diferentes do que imaginamos

Dito por: Paulo Silva no dia 12 de dezembro 2003, às 11h07

sabes?

tento não visualisar... tento não imaginar... consigo conter-me

faz-me confusão conhecer a voz antes do rosto.

claro que é só uma brincadeira minha, já tentei virar o feitiço contra a feiticeira... não consegui, pq não tenho um estilo, acho eu, tão depressa estou toda de negro (ao ponto de me perguntarem se estou de luto) como estou toda betinha, é a esquizo.

realmente, acho fixe não visualizar na imaginação, é uma das minhas características, a minha curiosidade não vai por esse caminho, podes ter uma prende embrulhada para mim, meses a fio, à frente do meu nariz, se me dizes que é suposto não abrir... não abro mm, nem chuncalho.

qto ao conhecer as pessoas... se me disponho a isso, é pq o interesse é já suficiente e certamente ultrapassará qq característica física ou de 'estilo', se gostas, a pessoa é bonita e o estilo (mm k, por ex, por demais... beto) é-te sempre tolerável.

a estética e a elegância, não têm muito lugar no meu glossário,

mas ATENÇÃO, gosto muito de coisas bonitas e sou muito vaidosa.

...quem se atreve num look para magoo?

=}

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 11h27

cobardes!

ninguém se aventura!
será por receio que eu fique brava?

e agora?... sendo cobardes... será que os amo na mesma? serei 'cega'?

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 11h52

hummmm....

maggie:

óculos 50's de massa, pretos, com os tipicos cantos onde se seguram as hastes exageradamente pontiagudos

cabelo com rabo de cavalo e ganchinhos daqueles fininhos a prender a franja para jicar tudo coladinho à cabeça

casacão cintado, golas grandes. em padrão leopardo

t-shirt long sleeves preta e vermelha, um pouco brilhante, justa e decotada a revelar nesse decote metade da tatuagem old school que lhe cobre o ombro até ao pescoço

micro saia muito mary quant (talvez colegial)

meias pretas opacas (no caso de saia colegial, até ao joelho)

sapato da moda, tipo mistura sapatilha old school com sapato raso e bastante aberto

perfume ??????? (eh pá, só conheço perfumes de homem) talvez aquele da boss que tem um anúncio com a musica da goldfrapp


:)

então?

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h04

acho que vou arranjar esse look para o fim de semana piolhoso...

os óculos, um cadito diferentes
o rabo de cavalo é possível, os ganchinhos, são precisamente os que trago hoje, a cortar-me a cabeleira num risquinho ao meio... he he

tiro o padrão leopardo
tiro o brilho e o vermelho à teeshirt
arranjo uma tatuagem daquelas instantaneas, mas não no pescoço
a saia é melhor ser tipo colegial
as meias opacas... ó pá! nem sabes o quanto acertaste
sapato é mm da moda, tem insectos bordados, e são mm bastante abertos

perfume? tenho pq me oferecem... deve ser qq tipo de dica delicada relação ao odor que emano...
um óleosito de pessego que me enviaram há anos, anos!, e vou pondo aos pinguitos

esqueceste o mais importante... BRINCOS,... as minhas bruxas verdes.

inda bem que vieste aqui, tava a sentir-me sozinha e viciada, jinhÔ

=}

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h12

tiraste o kitch todo à coisa

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h15

sorry.
fui séria, ugh!

sabes... não estando habituada a entrar sem a d. cá....

sinto-me uma 'ocupas', tás a ver a cena?

chegámos aqui os dois, cá estamos, abrimos o frigorífico, umas tapas, já bebemos o vinhito, tamos espojados pelo sofá, já vasculhámos os cd's... espero que ela não se passe qdo voltar...

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h22

olha, eu vou aproveitar pra tomar um banhito, que assim não gasto energia na minha casa

eheheheh

queres que eu faça o almoço
' sou um excelente cozinheiro...

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h25

a senhorita Margarete tem andado muito muito fashion, pelo que vejo...

pois olhem, se a dolphin se passar quando chegar, acho que será só mesmo com os vossos looks!! ;)

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 12h27

só com o meu mesmo... ainda estou traumatizada com a paxmina e as calças rocobarroco.......


Agoro os meus livros e os meus cds!!! depende... depende...
Cds espalhados sem estarem nas caixas... caixas riscadas... digipacks à balda!!! AH MORTE CERTA!!!!

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h30

vonzia!!! ;P

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h30

Kay, essa do "excelente cozinheiro" dava-me jeito há uns dez minutos atrás, pedia-te assim uma inspiração telepática ou algo de género...
agora, é tarde. já estou a cozinhar :( uma daquelas refeições instântaneas para a minha filha que deve estar a chegar da escola (bad bad mother!)

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 12h34

MARGEM!!!!!!!!!


tu, lindoca,

de saia de fazenda tartan plissada (uma fazenda plissável...)

blusa de abotoar atrás, com golinha branca (lavada com neoblanc)bordada

casaquinho de malha bordeaux, com bolsinhos e ums correntinhas douradas a ir de um botão ao outro

chinelinho da feira

e... por cima de tudo... uma bata de poliéster

perfume... chanel nº5.

guestaste?

8) arregalo os olhos ao fim de bastantes dias, só para ti margem.
8)


kay!
acho que vamos acabar á pancada, inda partimos a casa à d., eu é k sou a cozinheira!
ké ke keres comer?
italian?
portuguese bem do campo?
invenções à la magoo?

podes lavar a loiça.

=)

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h34

d....

não zangas com a desarrumação?

=|

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h36

O Francisco diz tudo, não é? :)

"A Coragem não é um valor absoluto.
O Amor não é um sentimento simples.
Pode amar-se apesar de..."

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h36

olha, apetecer apetecer-me, apetecia-me um bacalhauzinho à brás, bem temperado, com uma saladita de tomate e uma garrafinha de monte velho... coisita simples, como ves...

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h39

mas já não concordo com o Morfeu...
O amor impede a cobardia de quem? a nossa? e cobardia em relação a quê?
como diz o Paulo, todos nós em alguma altura somos cobardes.

E impedir a cobardia nos outros, apenas porque os amamos? não acredito nisso...
A vida dos outros, a sua postura, tal como a nossa, depende apenas deles...

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h39

margarete, que posso dizer?... 'TÁS TA PASSAR, MULHER?!
saia plissada, gola, bordados, bata???!!! correntinhas douradas, com diminutivos e tudo???!!! SOCORRO!

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 12h40

Monte Velho por acaso não há na dispensa neste momento - há outros ;P
... mas o bacalhau......

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h41

(a d a discutir do amor e da coragem e eu a sonhar com bacalhau vinho e tomates - :\ oooops, eheh)

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h41

bebemos do meu berço - douro, então, para variar.. vou ali baixo à mercearia buscar duas garrafas de evel - sim, que somos mais a comer, agora

(esta conversa tá a dar-me uma larica!!!!!)

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 12h44

pá, tb a mim... e tou com preguiça para me mexer e ir comer ehehehe

vou abrir uma garrafinha :))

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h45

ó pá do meu berço só se for uma Molson bem geladinha

do teu berço kay, goto mto esteva.

e o bacalhau tá quase a sair...
a saladinha de tomate... sempre, faço quasesempre.

=}

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h49

tou-me a rir com a imagem que o kay fez da maggie ehehehehe

olha que a imagino tão bem assim....
bem... a tatuagem não sei...

ehehehehehe

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 12h54

tá fixe não tá?

até... para quem não me conhece... claro! dei uns retoques...

ó pá, mm mm dou sp uma gargalhada qdo imagino o jm de sapatinho de berloque

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

é que já tou outra vez para aqui á gargalhada

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h56

kay

tens telegrama urgente!

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 12h56

molson??????

explica, sff

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 13h03

tás a ver??? a moça deixa-nos à toa com aquele vocabulário!!!

o sapatinho de verloque... fica lindo, sim... melhor do que isso, é ofereceres-lhe uma gravata....
mas foge ):-]

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 13h07

Molson é a Sagres canadiana.


ó pá! só para ter a memória de vos ver...
a ti com a chinelinha bicuda e o jm com o berloque a dar a dar...

...sujeitava-me á sova...

8)

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 13h09

eu mordo-te!!!!! juro que mordo!!!

ódio de morte à merda chinelas e ao barulho das gajas a chinelar pelas escadas do metro abaixo logo de manhã!!!
grrrrrrrrrr

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 13h10

de manhã...
detesto que me intoxiquem com perfume, fico como os cães a fungar o dia todo.

já disse, sujeito-me à sova... vou pedir uma polaroid emprestada que já sei não me emprestarás a tua...

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 13h14

olha!
fugiu!

=|

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 13h20

vou almoçar, e sei que não me vai saber bem pq estarei a pensar no bacalhauà brás, na salada de tomate e no esteva

8|

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 13h22

acabei as polaroids na árvore... tens que trazer tuas :P

tb me irritam os perfumes..... tanto!!
alguns até suaves, mas que depois de se tomar banho neles para toda a gente saber que usam um perfume carérrimo, ficam insuportáveis...

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 13h23

enquanto o kay se regala com o bacalhauzinho, e as meninas aparentemente se reconciliam, eu ainda estou a tentar recompor-me da imagem que a senhorita margarete me destinou.

faço minhas as palavras do sábio Calimero: it's an injustice, it is!

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 13h31

é una injustiça
só pq sono picollo

(qq coisa assim a inventar italiano)

nha nha nha nha nha nha!

tenho uma camisola com o caliméro!!!

8)

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 13h39

si, si, sono una bambina, molto picolla. qué fáre, dio mio?
(também inventando italiano)

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 13h49

o amor é um acto de cobardia. e quem mais ama o outro é quem perde nesse absoluto de amar.

Dito por: arosendo no dia 12 de dezembro 2003, às 13h52

aí não posso estar mais em desacordo, arosendo

para mim, amar é um dos maiores actos de coragem

muito mais fácil é recusar o amor

Dito por: kay no dia 12 de dezembro 2003, às 13h55

Amar... amar mesmo, requer coragem.

Os que não a encontram, apenas fingem amar, enganam-se a eles mesmos, idealizam vidas, idealizam amores, idealizam amados.

Quem ama, ganha. Quem nunca chega amar, perde sempre, e não o contrário.
Amar é ganhar sempre algo. Dar também é ganho.
Querer ser amado, receber, é apenas egoismo. E isso sim, é perder.

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 14h13

amar é ter a ilusão de nunca perder. corajoso é aquele que renúncia ao amor. mas a imagem que se tem daquele que renuncia é a imagem da cobardia. o amor é um sentimento tão poderoso que destrói a pessoa que ama. recusar o amor é um acto de heroísmo. eu nunca sinto pelas palavras dos outros. e amo todos os dias.

Dito por: arosendo no dia 12 de dezembro 2003, às 14h25

é ter a ilusão de nunca perder?
para quem?
quem é que é dono do futuro?

amar é amar pelo agora, pelo hoje, pelo momento. Amar pelo futuro é imaginar, idealizar, é viver fora da realidade.

Aquele que renuncia ao amor pelo medo, é apenas cobarde. Não tem coragem para amar. Provavelmente nem a si mesmo, porque o tempo tb o irá destruir.
O amor não destroi, o amor constroi. Dá-te conhecimento sobre ti, sobre a tua força, sobre quem tu és.
Sem nunca amar nunca serás completo, nunca te conhecerás por inteiro. Ficarás sempre na segurança da queda com rede.

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 14h29

esta história não é minha.

Dito por: arosendo no dia 12 de dezembro 2003, às 14h33

quem disse que era?

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 14h34

dissertações:

o que é trabalhar
o que é escrever
o que é pintar
o que é odiar
o que é morrer
o suicídio

o que é 'teré té téu pardais ao ninho'

o que é amar?

como diz o peixoto, fico sp admirada...

fico admirada

amar é amar

fala-se na situação das características dos que amamamos... ok. corajosos, cobardes, ladrões, bonitos... somos todos um pouco, não é?

mas...
dizer que é corajosos quem ama...
ó pá, isso não tem sentido NENHUM, até parece que a pessoa optou amar,
o amor acontece não se decide, por isso até á pessoa mais cobarde e cagarolas pode calhar essa cena de amar.

coragem...

acto de heroísmo...

ó pá que seja poderoso, que até possa destruir 8que destrói mtas x...ok), agora... CORAJOSO!?!

achas mm que é uma opção?

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h35

acho... podes virar costas.... sentes mas amordaças.

amar sem as mordaças, amar sem conteñções, sem esperar receber, dando... é preciso coragem, sim.

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 14h38

sim. mas mm sem coragem, ás x amas sem poder lutar contra. pareço aqui uma tolinha inoperante, sem reacção, mas o amor é mm assim.

..inda há ..., fiquei azul, sem sangue, gelada, sou uma cobardezita que aqui ando... e...

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h40

e um amor que não vives, não acaba por mirrar?
virares as costas, ignorar, não te ouvires....
mirra...

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 14h43

er....

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h45

'tás a ficar demasiado esperta para o meu gosto...

...ó pá! tremem-me as pernas, o que é que eu hei-de fazer?!


:|

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h46

... em torno de conceitos nada simples, como já disseram acima -

nunca me questionei se o amor é cobardia ou coragem. o amor é um sentimento, sente-se ou não se sente...
agora, a exteriorização do amor, aí sim falamos de actos, mas cobardes ou corajosos em que sentido?
cobardes... só se acreditarmos que mostrarmos os nossos sentimentos nos diminui de alguma maneira, que a coragem reside em não revelarmos o que sentimos (mas assim seria mais uma questão de amor-próprio, o que imediatamente me levaria a duvidar da veracidade do amor proclamado pelo outro); e pondo de lado alguma situação de sadismo emocional em que alguém obrigasse o outro a revelar os seus sentimentos contra sua vontade e este o fizesse por medo, etc..., ou seja, pondo de lado situações extremas, não consigo neste momento considerar o acto de amar como cobarde.
corajosos... também não sei. se se é tímido ou inseguro ou se tem receio de alguma reacção desagradável, talvez possa dizer que mostrar o que se sente é um acto de coragem; mas isso tem mais a ver com a personalidade de cada um, e ao longo da vida temos de arriscar muitos actos assim, em diversas situações (não especificamente nas amorosas); dizer que amar é uma entrega ao outro, um abdicar de si mesmo,... e ver nesse gesto coragem, também não consigo: vejo sim uma opção somente.

a verdade é que nada sei de definido ou definitivo sobre o AMOR. vou sabendo, à medida que vou vivendo...
e no meio de tudo, sempre me pareceu que, independentemente de todas as questões que se possam colocar, o AMOR será sempre algo de INCONDICIONAL (e talvez por isso tão verdadeiramente raro)

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 14h51

"raro" não era bem a palavra que queria dizer... não encontro outra agora

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 14h52

MARGEM!

deste-me vontade de ir a correr e dizer:
'ó pá goste de ti pá, queres ir passear um cadito comigo' vamos namorar?'

CARAÇAS! ÉS MM UMA SENHORA!
EU SABIA, JÁ DISSE ISSO,
BOLAS!

"só se acreditarmos que mostrarmos os nossos sentimentos nos diminui de alguma maneira, que a coragem reside em não revelarmos o que sentimos"
"mostrar o que se sente é um acto de coragem"
...de repente! senti-me tão corajosa... será que vai durar?

;)

gosto de ti, margem.

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h57

ops... visualizei a situação...

he he...

querem ver? querem ver que é agora?...

tirolu! tirulei! tirulá!

he he.

;)

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 14h59


Não consigo classificar o amor em termos de coragem/cobardia.

A sério, pode ser perspectivado de tantas maneiras.

Compreendo a prespectiva do arosendo, amar outro é, muitas vezes, a forma cobarde de não nos querermos conhecer a nós próprios, e fica muito mais fácil agarrarmo-nos a outra pessoa, e viver em função dela ou amapararmos a nossa vida nela.

Mas amar também é um acto de coragem, na perspectiva que vocês outras o disseram, também concordo.

Por isso, cada um deve-se interrgoar a si próprio em que perspectiva é que está a viver cada acto de amor.

Importante ter esta noção, acho...

Dito por: Paulo Silva no dia 12 de dezembro 2003, às 15h11

" amar outro é, muitas vezes, a forma cobarde de não nos querermos conhecer a nós próprios, e fica muito mais fácil agarrarmo-nos a outra pessoa, e viver em função dela ou amapararmos a nossa vida nela."

isto não é amor... isto será é falta de amor próprio. Uma vida sanguessuga... wahtever.

tolero tanto alguém viver por mim e através de mim como a ideia de eu fazer o mesmo... brrrrrr

e bato o pé: se não te amares a ti mesmo, nunca amarás realmente outro. estarás apenas a projectar e a querer sugar do outro aquilo que tu não tens...

Dito por: dolphin.s no dia 12 de dezembro 2003, às 15h16


"estarás apenas a projectar e a querer sugar do outro aquilo que tu não tens... "

e quantos, quantos amores não são assim, dolphin.s ?

e são ilegitimos ? não são amor ? eu julgo que são... podem não ser tão puros como aquele que descreves, mas é amor.... amor é dependência... (já Fernando Pessoa o diz ;) )


Dito por: Paulo Silva no dia 12 de dezembro 2003, às 15h29

ir passear, disse ela ( a Menina Olhos Arregalados). e o trabalho que tenho à minha frente (que não esou a conseguir fazer de qualquer modo... shiu!)?

on second thought (não sei se inventei!), terias de prometer não me chamar "senhora", sono solo una picolla bambina, una margenzita, capicce?

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 15h32

a questão do egoísmo é pertinente... amamos o outro pelo que ele é, incondicionalmente, ou amamos o outro por aquilo que nele nos toca, nos completa, nos atrai, nos faz sentir bem,...?

e depois a questão da dependência... por exemplo, se amamos alguém tornamo-nos dependentes dessa pessoa, para sermos felizes? e, numa perspectiva menos egoísta, tornamo-nos dependentes do bem-estar dessa pessoa, passamos a viver para a fazer feliz? por outro lado, fazê-la feliz não é uma forma de nos fazermos felizes a nós mesmos?

(MARGARETE, estou mesmo a precisar de ir passear! a cabeça avaria-se-me...)

Dito por: margem no dia 12 de dezembro 2003, às 15h50


ó pá!

voltei aqui num instantinho só para dizer...

não gosto mm de falar do amor, já o disse aqui, o amor, não sei falar, não sei dizer, só, ás vezes,

escreve-lo
pintá-lo
faze-lo
senti-lo

não sei dize-lo

afinal, nem sequer concordo ou discordo das vossas posições


e, margem, tb não estou assim com tanto tempo, hoje queri mm fazer uns kms até á praia e já não chegarei a tempo

tens essa cena do 'guilty' demasiado ´+a flor da pele, ragazza, eu tb eu tb

mas vou aprendendo a aliviar

nãote falarei em receitas, certamente consegues invantá-las para ti

jinho a todos

Dito por: margarete no dia 12 de dezembro 2003, às 15h55

Não sei se te amo!
Sei que preciso de ti!
Eu vejo-te e... sei que tu também me vês!
Mas será que "NÓS" nos vemos...?? Como eu queria que sim....

Dito por: ana no dia 27 de março 2004, às 00h14